21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Plantas crescem 40% a mais por melhorar fotossíntese

2019-01-09 19:02:00

Um estudo publicado na revista Science indicou que um tipo de modificação genética feita no tabaco aumentou o crescimento das plantas em mais de 40%. De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, isso poderia ajudar os agricultores a atender às demandas alimentares de uma crescente população mundial.

A simplificação da fotorrespiração é "um grande avanço nos esforços para melhorar a fotossíntese", diz Spencer Whitney, um bioquímico de plantas da Universidade Nacional da Austrália em Canberra, que não esteve envolvido no trabalho.

Nesse cenário, agora que a indústria agrícola otimizou principalmente o uso de ferramentas para aumentar o rendimento, como pesticidas, fertilizantes e irrigação. Sendo assim, os pesquisadores estão tentando “microgerenciar” e melhorar o crescimento das plantas, criando maneiras de tornar a fotossíntese mais eficiente.

Os pesquisadores informaram também que a fotorrespiração é um grande obstáculo para alcançar essa eficiência. Ela ocorre em muitas plantas, tais como soja, arroz e trigo, quando uma enzima chamada de Rubisco, cuja função principal é a de ajudar na transformação do dióxido de carbono da atmosfera em açúcares que estimulam o crescimento das plantas, acidentalmente remove uma molécula oxigênio da atmosfera.

“Esse desperdício de energia pode reduzir o rendimento das colheitas em 20% a 50%, dependendo das espécies de plantas e das condições ambientais. Usando engenharia genética, os investigadores têm projetado agora uma rota mais direta para fotorespiração que é limitada a um compartimento de uma única célula: equivalente célula de uma viagem de carro de Maine até a Flórida localizado na costa leste”, diz o relatório do projeto.

Ao contrário de experimentos anteriores com vias de fotorrespiração projetadas por outros cientistas, a equipe testou seu desvio de fotorrespiração em plantas cultivadas em campos sob condições reais de crescimento. Nesse cenário, o tabaco geneticamente modificado produzia 41% mais biomassa do que o tabaco que não havia sido modificado. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete