20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Plantas não gostam de ser tocadas

2019-01-03 13:02:00

Pesquisadores da Universidade de La Trobe (Austrália) descobriram que as plantas são muito sensíveis ao toque e que o contato repetido pode afetar significativamente o seu crescimento. Os resultados, que acabam de ser publicados no The Plant Journal , podem levar a novas abordagens para otimizar o crescimento e a produtividade das plantas, desde a agricultura de campo até a produção intensiva de horticultura.

O estudo analisou as respostas de Arabidopsis a vários estímulos de teste táteis. Jim Whelan, diretor de pesquisa, disse que, até mesmo o menor contato, ativa uma importante resposta genética de defesa que, se repetida, retarda o crescimento das plantas. "Dentro de 30 minutos de ser tocado, 10% do genoma da planta é alterado. Isso implica um grande gasto de energia que não é destinado ao crescimento da planta. Se o contato for repetido, o crescimento da planta é reduzido em até 30% ", explicou Whelan.

Nesse cenário, Yan Wang, coautor da pesquisa, afirmou que, embora ainda não se sabe por que as plantas reagem tão fortemente para o contato, as novas descobertas levaram a uma compreensão mais profunda dos mecanismos de defesa genético envolvido, abrindo novas abordagens para que ela reduza a sensibilidade e otimize o crescimento.

"Sabemos que quando um inseto pousa em uma planta, os genes são ativados preparando a planta para se defender do ataque. No entanto, os insetos também são benéficos, então, como as plantas diferenciam entre amigo e inimigo? (…) Da mesma forma, quando as plantas crescem tão próximas que se tocam, a resposta de defesa de crescimento retardada e pode otimizar o acesso à luz solar ",disse Wang. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete