26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Chile reconhece TO como zona livre da Aftosa com Vacinação

2018-12-30 09:04:00

O Tocantins recebeu do Chile, a renovação do reconhecimento como zona livre da febre aftosa com vacinação. A confirmação foi feita por meio da Resolução nº 6205346. “Esta é mais uma conquista para os produtores rurais tocantinenses e uma demonstração do trabalho de defesa sanitária feito pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec),” comemorou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A renovação do reconhecimento demonstra a importância do trabalho da defesa sanitária para as exportações e economia do Tocantins. “Este trabalho de manutenção do status sanitário é tão importante quanto a conquista de novos mercados”, disse Alberto Mendes.

 “O que houve foi a substituição de uma resolução por esta atual, que já reconhecia o status do Tocantins, porém, como estamos no mesmo bloco do Mato Grosso do Sul e a resolução anterior reconhecia apenas uma parte daquele Estado, excluindo a zona de fronteira com o Paraguai e depois de auditada pelo Chile ela agora foi incluída e com isso, fomos reconfirmados com este status”, esclareceu o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

O Tocantins recebe constantemente auditorias de organismos internacionais, para manutenção do reconhecimento, pois existe um monitoramento dos países importadores sobre a política de defesa sanitária desenvolvida pela Adapec.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete