26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Estudo detalha crescimento das plantas

2018-12-28 10:02:00

Cientistas da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, deram um passo à frente no entendimento de como a evolução mudou o processo de fotossíntese em plantas silvestres para ajudá-las a crescer mais rapidamente. O desenvolvimento poderia um dia ser usado para melhorar o rendimento das colheitas para ajudar na luta global pela segurança alimentar.

Em um novo estudo inovador publicado na Ecology Letters , pesquisadores do Departamento de Ciências Animais e Vegetais da Universidade mostraram como seria possível aproveitar o processo de fotossíntese C4. A fotossíntese retira o dióxido de carbono do ar e o converte em um novo crescimento de planta. Enquanto a maioria delas usa a fotossíntese C3, as plantas em climas quentes evoluíram a fotossíntese C4 para concentrar o dióxido de carbono em suas folhas para aumentar a produtividade.

De acordo com Marjorie Lundgren, Ph.D. e estudante da Universidade, “precisávamos entender como a fotossíntese C4 evolui na natureza a partir da forma ancestral da fotossíntese C3, que não possui a bomba concentradora de dióxido de carbono. Para que a bomba funcione, as folhas C4 precisam de um arranjo anatômico especial, mas ainda sabemos muito pouco sobre como isso se desenvolve e evolui”, comenta.

Até agora, a maioria dos estudos visava entender a anatomia foliar de C4 e comparar as espécies C3 e C4, mas também capturou mudanças não só ligadas à evolução de C4, mas outras mudanças acumuladas desde que as espécies divergiram. Isso tornou difícil distinguir claramente quais mudanças estão diretamente ligadas à emergência do C4.

“Há grandes esforços internacionais para projetar a fotossíntese C4 em culturas C3 para melhorar o rendimento. Nossa pesquisa esclarece quais alterações anatômicas são necessárias para criar uma folha C4 funcional e que são adotadas posteriormente para melhorar ainda mais a fotossíntese C4”, conclui.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete