22.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Nova sede da Coopersa é inaugurada em Amambai

2018-12-11 15:50:00

Raquel Fernandes

“Nada mais justo com os Cooperados do que a construção da nova sede, que certamente trará mais conforto, incrementará nossas atividades e nos dará o suporte necessário para cumprirmos nossa missão que é transformar confiança em rentabilidade, dignificando a história da nossa cooperativa.” Afirmou o presidente da Coopersa, Erny da Silva Agostini, ao inaugurar a nova sede da Cooperativa, nesta segunda-feira, 10, em Amambai.

Em uma cerimônia realizada às 19 horas em frente às novas instalações da Coopersa, produtores rurais, empresários, autoridades e população em geral comemoraram mais uma conquista para o município.  

Erny Agostini agradeceu a todos os cooperados, colaboradores, fornecedores, à Prefeitura de Amambai, Secretarias de Obras e de Meio Ambiente, Banco do Brasil, Exata, pelo apoio na realização de um novo sonho, destacando também o quanto sua vida está ligada a história da Coopersa.

 “Finalmente o tão aguardado dia chegou e hoje concretizamos mais um sonho, talvez não o sonho de todos, mas com certeza o sonho deste que vos fala. Edificar a nova sede da Coopersa em Amambai é homenagear a vocação dessa cidade, do seu povo e da agropecuária aqui atuante (…). Não podemos deixar de lembrar que se não fosse pela coragem, garra e perseverança de nossos ex-presidentes, quem sabe não estaríamos aqui hoje nesse dia tão festivo. A Coopersa sempre fez parte da minha vida. Lembro que desde adolescente participava de alguns eventos da Cooperativa com meu pai e desde aquela época ele me ensinava os benefícios de ser uma pessoa cooperativista. Tenho certeza que aquela foi a semente plantada, que germinou, cresceu, floresceu e  frutificou dentro de mim e permitiu que eu aceitasse o desafio estar a frente da presidência atualmente”, contou Erny, citando ainda todos os produtores que foram presidentes da cooperativa: Odair Bortolotto, Claudir Agostini, Cláudio Luiz Agostini, Marcos Aurélio Alves Ferreira, Jamir José Signori e Christiano da Silva Bortolotto

A gerente comercial da Cooperativa, Simone Marsaro, emocionou os presentes com seu discurso, no qual destacou a importância do trabalho de cada colaborador e o poder de uma equipe competente e unida. “Vocês são muito importantes na minha vida. Sou eternamente grata a cada um de vocês. Vocês nos sustentam, são a nossa base e fazem isso tudo acontecer.”, ressaltou.

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, também participou do evento. “Precisamos valorizar e mostrar o potencial da Coopersa que nasceu aqui, tem a nossa história, a nossa tradição e o trabalho da nossa gente. Amambai é um lugar bom para viver e ótimo para se investir e a Coopersa entendeu isso, tanto é que está nesta noite inaugurando este prédio, com o investimento de aproximadamente 1 milhão de reais, com pessoas que acreditam no potencial de nossa cidade”, destacou.

Também estiveram presentes, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso  Regis, Vice-Prefeito de Amambai, Valter Brito, o vereador Roberto Dias, representando o presidente da Câmara, Dilmar Bervian, vereador Luciano Maurício, líderes de entidades, cooperados, empresários e população em geral.

Coopersa

Há 25 anos, a Coopersa tem contribuído com o desenvolvimento econômico e sustentável do município e região. A Cooperativa, além de atender os cooperados, tem buscado fomentar a transformação sócio-econômica da região, com a realização de pesquisas, palestras, parcerias com entidades, sempre prezando pelo desenvolvimento sustentável.

A Cooperativa trabalha com a venda de rações, suplementos minerais e insumos agrícolas e possui uma indústria, na qual se produz as rações e os suplementos minerais, além de contar com uma estrutura de armazenamento para o recebimento dos grãos dos associados, que tem acesso a produtos de qualidade com preços acessíveis e recebem assistência técnica necessária para a sua produção.

A história da Coopersa começa na década de 90, quando o município de Amambai iniciava a atividade de suinocultura. Os pecuaristas encontravam muitas dificuldades para adquirir matéria prima necessária para a produção.  O produtor rural, Claudio Luiz Agostini, relembra bem esta situação. “Faltava uma unidade de produção de rações de qualidade, que suprisse a demanda dos produtores. Foi dentro desta problemática que, surgiu a necessidade de nos unirmos em busca de soluções”, declarou.

E diante dos obstáculos foi nascendo o sentimento de cooperativismo entre os produtores de Amambai, que resolveram unir forças e fundar a Coopersa no ano de 1993.  E, a partir de então, o cenário agropecuário de Amambai passou a evoluir.

Em outubro, de 1995, a cooperativa tornou possível a instalação de uma moderna fábrica de rações,  atendendo demandas de todas as fases da criação de suínos, como também para gado bovino de corte, de leite e aves. A fábrica passou a produzir também uma linha ampla de sais minerais.

E desde então, a Cooperativa não parou de crescer. Em 2009, nascia uma unidade armazenadora com capacidade para 12 mil toneladas de grãos, que em 2013 passou a receber uma ampliação, com a construção e mais dos silos, aumentando o armazenamento para 18 mil toneladas.

Atualmente, a linha de produção da unidade Fabril da Coopersatem capacidade para produzir, anualmente, 104.000 sacas de suplemento mineral e de 8.320 toneladas de ração animal. Ao todo são 252cooperados que fazem parte da Cooperativa, que acumula um patrimônio imobilizado de R$ 10.196.178, e de um capital líquido aos seus sócios, de R$ 6.009.798,00, conforme levantamento realizado no dia 31 de outubro de 2018.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete