29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

Solo queimado é mais resistente à biodegradação

2018-12-09 09:02:00

Um estudo realizado por especialistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (MNCN-CSIC) descobriram que a matéria orgânica de solos queimados se torna mais resistente à biodegradação. Eles analisaram pela primeira vez os efeitos do fogo em mais de 7.500 componentes da matéria orgânica do solo.

Os resultados confirmam que um dos efeitos dos incêndios é que a complexidade da estrutura da matéria orgânica aumenta, o que pode se traduzir em maior resistência à biodegradação. A longo prazo, isso poderia contribuir para o aumento do teor de carbono armazenado nos solos.

Neste estudo, áreas inalteradas de florestas de pinheiros e sobreiros do Parque Nacional de Doñana são comparadas com outras afetadas por incêndios, para caracterizar a estrutura molecular da matéria orgânica nos solos e identificar as alterações produzidas pelo fogo. De acordo com Gonzalo Almendros, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, a pesquisa teve uma importância bastante significativa.

“Esse trabalho nos permitiu obter um volume muito alto de dados que, por um lado, confirmam estudos anteriores sobre a estrutura da matéria orgânica dos solos afetados pelo fogo. Por outro lado, eles abrem a possibilidade de testar novos tratamentos para analisar quantitativamente moléculas que refletem sua composição diferentes comunidades de organismos que se desenvolvem em solos", indica.

Segundo o cientista Jiménez Morillo, "essas técnicas nos permitiram realizar uma análise muito detalhada da evolução molecular da matéria orgânica do solo, facilitando o estudo dos efeitos imediatos do fogo, ou de outros agentes externos que atuam subsequentemente, como a erosão ou a invasão pelo matagal. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete