21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Safra de milho do Brasil crescerá quase 4% em 07/08

2008-01-09 11:47:00

 A safra de milho do Brasil deverá ter um crescimento de quase 4 por cento na temporada 2007/08, em comparação com o período anterior, enquanto a de soja deve registrar leve baixa, informou nesta terça-feira a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A estatal estimou a safra de soja em 58,2 milhões de toneladas, leve baixa ante o recorde de 58,4 milhões de toneladas registrado em 2006/07, enquanto a produção de milho em 07/08 foi prevista em 53,4 milhões de toneladas, alta de 3,8 por cento ante a produção de 51,4 milhões de toneladas na temporada anterior.

Na comparação com a estimativa de dezembro, praticamente não houve alteração nos números da soja –a Conab previa uma produção de 58,1 milhões de toneladas.

Já os números referentes ao milho foram elevados em mais de 1 milhão de toneladas de um mês para o outro — a estatal havia previsto 52,3 milhões de toneladas em dezembro.

"O aumento (do milho) é justificado pelos bons preços do produto, face ao forte crescimento da (demanda) da avicultura/suinocultura e das exportações", afirmou a Conab em um comunicado.

No ano passado, o Brasil exportou mais de 10 milhões de toneladas de milho, um recorde.

Segundo a estatal, com níveis de produtividade dentro dos parâmetros normais, ocorrerá uma produção na primeira safra de milho de 38 milhões de toneladas. A segunda safra foi estimada em 15,3 milhões de toneladas.

A área cultivada com milho nas duas safras foi prevista em 14,3 milhões de hectares, alta de 1,5 por cento na comparação com a temporada anterior.

Já a leve redução na expectativa de produção de soja –apesar de aumento de 1,2 por cento na área plantada, para 20,9 milhões de hectares– decorre de problemas climáticos no Rio Grande do Sul, segundo a Conab.

"Esse fato ocorre, principalmente, pela redução na produtividade do Rio Grande do Sul, tendo em vista as adversidades climáticas e fitossanitárias que podem ocorrer… além de ocorrência do fenômeno La Niña no desenvolvimento e na fase crítica de produção das lavouras."

Em seu quarto levantamento do ano-safra 2007/08, a Conab manteve inalterada a previsão para a safra de trigo, em 3,8 milhões de toneladas.

A safra de algodão em pluma foi estimada em 1,59 milhão de toneladas, contra 1,52 milhão de toneladas em 06/07.

"A área a ser cultivada está estimada em 1,15 milhão de hectares, 3,4 por cento superior à safra passada. Esse aumento deve-se, basicamente, aos contratos firmados para entrega futura", relatou a Conab, ressaltando que a irregularidade climática atrasou o plantio, principalmente, no Estado de Goiás e no oeste da Bahia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete