13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Horticultura de precisão propõe vantagens para produção

2018-11-28 23:01:00

As tecnologias utilizadas na horticultura de precisão estão propondo inúmeras vantagens para a produção agrícola mundial. De acordo com um artigo publicado no portal especializado hortalizas.com, uma característica importante da agricultura de precisão é a automação por meio de programadores eletrônicos e sistemas de telecontrole.

“Uma das vantagens é o gerenciamento de recursos utilizando sistemas de informações geográficas (GIS), que por sua vez permite o layout das parcelas e sua operação com planos da área e acesso direto às informações das necessidades de cada parcela”, diz o texto.

Outra das vantagens é a operação individualizada, mas sem perder o domínio de uma área maior e seu gerenciamento individual nos sistemas de distribuição e controle de cada parcela, visualizando aspectos técnicos como o fluxo instantâneo e acumulado de cada metro. Além disso, é possível propor alternativas na gestão e programação da irrigação, desde a definição de setores com base no tipo de cultura, diferentes pressões de água para cada setor e a aplicação de soluções nutritivas personalizadas.

“A agricultura de precisão permite também uma tomada de decisão baseada no monitoramento de variáveis do clima e do solo e o controle de volume pelo monitoramento de níveis de depósito e poço, além de sistema de gerenciamento de alarmes em todo o sistema, com o qual gerar um arquivo histórico dos valores de consumo de água e consumo de fertilizantes e sua proteção”, explica o artigo.

A irrigação é considerada um dos insumos que definem largamente os rendimentos das culturas. Como resultado, é necessário analisar e melhorar o serviço de irrigação, com a implementação de sistemas de monitoramento eficientes que permitam um controle preciso, até que seja conhecida a quantidade de água requerida pelas usinas, bem como o momento oportuno de sua aplicação. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete