18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

FAO pede para eliminar amostras de vírus da peste bovina

2018-11-27 16:02:00

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apresentou um plano de ação conjunto com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para eliminar amostras de vírus da peste bovina. Nesse cenário, ambas as organizações explicaram que as atuais capacidades de diagnóstico e vacina contra peste bovina são baixas porque a campanha de erradicação proibiu o uso do vírus.

No entanto, algumas instituições ainda têm material com esse vírus, incluindo vacinas antigas, que devem ser destruídas ou transferidas para laboratórios seguros, o que poderia ser útil para obter vacinas em caso de emergência. Uma alternativa para os países seria melhorar suas instalações em conformidade com os protocolos de supervisão da FAO e da OIE, que, de qualquer forma, pedem aos Estados que permaneçam alertas ao possível reaparecimento da peste bovina.

O processo de eliminação desses resíduos tem sido lento no momento e apenas um acordo regional foi alcançado na União Africana para agrupar todas as amostras de vírus em um único local de armazenamento. O novo plano de ação contempla medidas de preparação, prevenção, detecção, resposta e recuperação diante do risco de ressurgimento desta doença, que durante séculos causou a morte de milhões de vacas, búfalos e outros animais.

De acordo com o vice-diretor-geral da FAO, Bukar Tijani, “temos que permanecer vigilantes e garantir que tenhamos a capacidade de agir rapidamente se, por algum motivo, ele reaparecer". 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete