31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Tecnologia espacial melhora cultivos na Terra

2018-11-27 14:02:00

As tecnologias utilizadas pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) para tentar cultivar alimentos no espaço estão trazendo benefícios para o cultivo agricola aqui no planeta Terra. Cientistas do John Innes Centre, do Instituto Earlham , do Instituto Quadram no Reino Unido, e da Universidade de Queensland melhoraram a técnica, conhecida como melhoramento genético rápido, adaptando para trabalhar em grandes estufas e câmaras de crescimento reduzidas.

De acordo com eles, a capacidade de trabalhar nessas escalas oferece aos cientistas mais oportunidades do que nunca para produzir cultivos resistentes a doenças que sejam resistentes também a desafios climáticos e mais nutritivos para alimentar uma população mundial em crescimento. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Protocols.

A melhoria rápida usa iluminação LED melhorada e regimes de um dia de até 22 horas para otimizar a fotossíntese e promover o rápido crescimento da cultura. Além disso a técnica também acelera o ciclo de reprodução das plantas.

Ao encurtar os ciclos de reprodução, o método permite que cientistas e criadores de plantas façam melhorias genéticas aceleradas, como maior rendimento, resistência a doenças e maior tolerância a desafios climáticos em várias culturas, como trigo, cevada e canola. Luis Yanes, coautor do estudo e especialista em computadores do Instituto Earlham, disse que a maior vantagem do projeto é que vários cientistas podem colaborar.

"Desenvolvemos tecnologias de acesso aberto, o que significa que qualquer outro pesquisador ou membro do público pode usá-lo para construir sua própria câmera para uma rápida melhoria. Este é um ótimo exemplo de como a colaboração de especialistas entre instituições pode levar a pesquisas inovadoras de classe mundial que têm impacto sobre o agronegócio e o consumidor", conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete