19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

FLAMA e FAO se unem para combater desperdício de alimento

2018-11-25 08:03:00

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) vai unir forças com a Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (FLAMA) para lidar com o desperdício de alimentos. O acordo foi assinado durante a Semana da Alimentação e Agricultura, Buenos Aires, Argentina.

De acordo com o Representante Regional da FAO para a América Latina, Julio Bendegué, a FLAMA reúne mercados atacadistas, centros de fornecimento, associações e instituições de fornecimento públicas e privadas na região, incluindo mais de 298 mercados. Para ele, é preciso fazer uma grande movimentação, em escala continental.

"Nós vamos fazer grandes coisas. Todos os dias, você leva comida de 18 milhões de fazendas para 160 milhões de lares em toda a região, todos os dias. Você precisa ser muito capaz e competente para fazer isso. Se você puder fazer isso, é claro que podemos reduzir o desperdício e o a a escassez de alimentos. Precisamos que você nos ajude”, comenta.

De acordo Berdegué, a quantidade de alimentos que estão sendo perdidos no mundo e na região, "é um crime e um desperdício de recursos terríveis pela quantidade de água perdida para produzir e os gases emitidos para a atmosfera durante o transporte e os fertilizantes que são usados em alimentos que acabam no lixo. É um enorme problema ambiental".

A FAO e a FLAMA também colaborarão para incluir a agricultura familiar nos processos de compras públicas dos Estados, uma vez que isso lhes permite gerar renda, ter acesso a preços justos para seus produtos e melhorar sua qualidade de vida. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete