15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Cientistas criam secador solar para café

2018-11-13 15:02:00

Pesquisadores do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Ciências e Artes de Chiapas (UNICACH) e de Universidade del Valle do México (UVM) desenvolveram um secador solar e de biomassa para o café. De acordo com os criadores, a invenção poderia fazer com que os produtores economizassem cerca de 100 mil pesos, ou aproximadamente R$ 20 mil por mês em desidratação.

Um dos maiores problemas dos produtores de café é o tratamento pós-colheita, porque se o produto não tem o nível de umidade exigido pelo comprador pode diminuir drasticamente o seu valor. Na região onde o equipamento foi desenvolvido, esse processo leva de três a cinco dias e muitas vezes o produto é contaminado através de insetos ou qualquer poeira umedecida por causa das chuvas que são comuns nas datas de colheita, além do risco de decomposição.

Segundo o Dr. Neín Farrera-Vázquez, professor e pesquisador da UNICACH e coordenador de pesquisa da UVM, os benefícios do equipamento são inúmeros, já que o custo para a desidratação será mínimo. “Por exemplo, os produtores de Palenque e Chiapas, para desidratar, gastam entre 100 e 150 mil pesos em gás mensal”, comenta.

O dispositivo, que está em fase de testes, tem duas fontes de energia renováveis, um é diretamente a radiação solar que atinge o tubo de vácuo e aumenta a temperatura do ar para no interior da câmara de secagem e o outro é um combustor que utiliza madeira apenas se necessário. O ar quente atinge a câmara de secagem que tem uma capacidade de 2,5 m3, esta que é um cilindro do tipo rotativo que gira para movimentar o produto. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete