16.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Segurança cibernética dos produtores rurais exige atenção

2018-10-25 19:02:00

Com o aumento dos ataques cibernéticos atingindo os produtores rurais, a garantia da segurança online dos agricultores que utilizam esse meio para auxiliar o seu trabalho exige alguns cuidados especiais. De acordo com um artigo do Rabobank, escrito por Jan Swaay e Eduardo Rolim, existem três principais vetores de ataques digitais, o phishing, engenharia social e malware.

“Phishing é normalmente realizado através de mensagens de e-mails. Nesse caso é indicado não abrir e deletar e-mails suspeitos ou de origem desconhecida. Engenharia Social é a tentativa de manipulação de pessoas com o intuito de obtenção de acesso às informações online e offline, através de habilidades de persuasão. É importante desconfiar e não fornecer informações para pessoas desconhecidas, além de não tratar assuntos sensíveis em locais públicos”, escreveram.

No caso do malware, eles dizem que são “softwares maliciosos destinados a infiltrar-se em sistemas, de forma ilícita, com o intuito de causar danos, alterações ou roubo de informações. Uma forma de se proteger é usar soluções de antivírus, antispyware e firewall do sistema operacional e lembrar de mantê-las sempre atualizadas”. Segundo os especialistas, é necessário que a empresa ofereça treinamentos básicos de segurança de dados e também outros mais específicos.

Para conseguir se proteger de todos esses vetores de ataques, os especialistas dizem que é necessário levar em consideração três pilares que são confidencialidade, integridade e disponibilidade. “O primeiro limita às pessoas autorizadas o acesso à informação, o segundo diz respeito à manutenção das características dos dados e o terceiro garante que as pessoas autorizadas conseguirão usá-la quando necessária”, explicam.

Outro ponto fundamental citado no artigo foi atualizar as versões dos sistemas para se proteger das vulnerabilidades corrigidas pelos respectivos fornecedores, não usar nenhum tipo de cópia pirata e não instalar aplicativos dos quais não se sabe a origem. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete