29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

Embrapa expõe tecnologias em evento de inovação e empreendedorismo

2018-10-20 06:04:00

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros em agricultura digital, sustentabilidade, gestão e inteligência territorial serão apresentadas durante a 5ª edição do InovaCampinas, evento de inovação e empreendedorismo que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, na Expo D.Pedro, em Campinas (SP). Realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), tem como proposta apresentar e debater as tendências de mercado, compartilhar ações inovadoras e promover oportunidades de negócios. Neste ano, o evento terá pela primeira vez uma trilha dedicada exclusivamente ao agronegócio.

>> Inscrições gratuitas aqui

Entre as atrações do estande da Embrapa haverá a exposição de tecnologias das três Unidades da região e a divulgação de outras iniciativas da Empresa, como o evento Ideas for Milk, que tem início em novembro e inclui um desafio de startups da cadeia do leite, e o aplicativo que mostra o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em realidade aumentada, uma maquete virtual produzida pela Rede ILPF. Empresas e startups parceiras também estarão presentes demonstrando tecnologias para o agronegócio baseadas em Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, drones, sensores para análise do solo e pecuária de precisão. E no dia 25 o estande será palco para o encontro de startups (Meetup) organizado pela Venture Hub, entidade que atua no ecossistema de inovação da região de Campinas com programas de aceleração e empreendedorismo.

Ainda como parte da programação da Trilha Agro, a Embrapa Informática Agropecuária e o Instituto Agronômico (IAC) promovem durante o InovaCampinas, no dia 24, a partir das 14h, uma conferência que vai debater Agricultura 4.0 e agregação de valor no agronegócio, o Mais Valor Agro. Além de painéis com especialistas e representantes do setor produtivo, a agenda deste dia inclui um pitch de startups. As seis AgTechs selecionadas para apresentar seus negócios e cases de sucesso são as empresas MVISIA, Pangeia Biotech, PrevSafra, Tau Flow, Verde Drone e YouAgro. “Queremos propor um ambiente de networking e conectar os diferentes atores deste setor para que possam conhecer o que tem sido feito e produzido de forma inovadora no agronegócio”, afirma a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá.

Tecnologias da Informação e Comunicação

A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) vai levar ao InovaCampinas 2018 soluções tecnológicas aplicadas à agropecuária, como aplicativos móveis e sistemas online que auxiliam o setor na gestão e tomada de decisão. O aplicativo móvel Roda da Reprodução é uma dessas tecnologias. Desenvolvido em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) para facilitar a gestão do rebanho leiteiro, por meio dele o produtor tem acesso a vários recursos que permitem acompanhar o ciclo de reprodução dos animais. O aplicativo acaba de ganhar uma nova versão que incorporou a Roda do Crescimento, ferramenta que possibilita gerenciar os animais de recria, indicando se bezerras e novilhas estão abaixo ou acima do peso ideal.

Também será demonstrado no evento o sistema WebAmbiente, criado para auxiliar no processo de adequação ambiental da propriedade rural. Ele oferece estratégias para recomposição da vegetação e contempla o maior banco de dados produzido no Brasil sobre espécies nativas. Outra tecnologia é o SATVeg (Sistema de Análise Temporal da Vegetação), que permite a observação de séries temporais de índices de vegetação por meio de imagens de satélite e auxilia atividades de monitoramento agrícola e ambiental. Com ele é possível observar a frequência com que as áreas agrícolas do País sofrem alterações e acompanhar o ciclo de uma cultura e sua intensificação. Será apresentado ainda o sistema Agroideal, uma ferramenta de inteligência territorial para avaliar os riscos socioambientais associados a investimentos para o setor da soja. Ele integra uma série de dados e indicadores e possibilita gerar cenários para regiões de interesse.

Já a plataforma WebAgritec é voltada principalmente para apoiar extensionistas e agentes de desenvolvimento rural no trabalho de orientação técnica junto aos agricultores. A ferramenta engloba cinco culturas agrícolas e conta com oito módulos com informações e recomendações para o planejamento e condução dos cultivos. A tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas de assistência técnica e extensão rural dos estados de Goiás e Minas Gerais.

Sustentabilidade ambiental

O uso racional, inteligente e integrado de soluções biológicas e naturais é uma demanda urgente e necessária para enfrentar a fadiga dos métodos convencionais no controle de pragas e doenças na agricultura em direção a um manejo mais sustentável dos sistemas agrícolas. Pensando nisso, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) pesquisou, coletou e desenvolveu em laboratório micro-organismos para obtenção de bioprodutos, destinados ao controle biológico, tolerância ao estresse hídrico, controle de plantas daninhas (bio-herbicidas) e até promotores de crescimento. Estas tecnologias serão apresentadas no InovaCampinas com a expectativa de atrair parceiros interessados neste mercado.

Outra tecnologia que será demonstrada pela Unidade é o aplicativo AgroTag, uma das primeiras iniciativas em geotecnologias no mundo para o monitoramento de redução de Gases de Efeito Estufa (GEEs). O aplicativo foi projetado para a coleta de dados nas propriedades rurais que, uma vez processados na base de operações, retornam aos diversos atores da cadeia produtiva ou interessados em agricultura de baixo carbono em forma de informações estratégicas. Foi concebido inicialmente para o monitoramento da adoção e da qualificação de sistemas ILPF e como uma ferramenta de apoio à Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

A Embrapa Meio Ambiente desenvolveu métodos para auxiliar a avaliação de impactos em várias dimensões da sustentabilidade relacionadas ao trabalho no ambiente rural, que serão apresentados no InovaCampinas. O Ambitec-Agro consiste de um conjunto de matrizes multi-critério que integram indicadores do desempenho de inovações tecnológicas e práticas de manejo adotadas em determinado empreendimento rural. O objetivo é prover uma avaliação simples e de baixo custo dos impactos socioambientais. Já o Sistema de Avaliação Ponderada de Impacto Ambiental de Atividades do Novo Rural (APOIA-NovoRural) tem como foco avaliar o desempenho socioambiental de estabelecimentos rurais de acordo com padrões de qualidade. Ele permite uma avaliação objetiva de qualidade ambiental e sustentabilidade das práticas de manejo.

Também serão demonstrados alguns produtos inovadores que otimizam as aplicações de defensivos na agricultura familiar, minimizam custos, aumentam a eficiência e ajudam a proteger o meio ambiente (leia mais aqui). A Embrapa desenvolveu e licenciou tecnologias que aprimoram a pulverização eletrostática, como o sistema universal de eletrificação de gotas, o sistema pneumático eletrostático transportado e o pulverizador costal eletrostático. É uma solução tecnológica com capacidade para mudar os paradigmas na forma de pulverização das lavouras, associando economia, alta precisão e eficiência no controle fitossanitário, além de minimizar os impactos no ambiente e aumentar a segurança dos aplicadores.

Também projetado para ajudar os agricultores a controlar o rendimento, a qualidade de suas pulverizações e a quantidade de agrotóxicos aplicados na lavoura, o software Gotas foi desenvolvido em conjunto com a Embrapa Informática Agropecuária e oferece vários parâmetros de deposição que ajudam o agricultor a realizar ajustes na aplicação, como uma melhor combinação de bicos de pulverização, consumo de calda e velocidade de deslocamento do trator.

Inteligência e Gestão Territorial

Dois trabalhos na área de inteligência e gestão serão apresentados pela Embrapa Territorial (Campinas, SP) no InovaCampinas 2018. Lançado neste ano, o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira é uma ferramenta desenvolvida para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e reúne dados sobre a produção agropecuária, armazenagem e os caminhos da safra para os mercados interno e externo. Tudo em base georreferenciada. A tecnologia possibilita extrair informações estratégicas para apoiar gestores públicos e privados na tomada de decisão. A plataforma está aberta ao público na página www.embrapa.br/macrologistica. Neste endereço, o usuário também pode consultar estudos logísticos com obras consideradas prioritárias para aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro.

Por sua vez, a Análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um estudo que revelou a contribuição do mundo rural brasileiro na preservação ambiental. O trabalho consistiu no processamento dos dados georreferenciados contidos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR). Do tratamento desses dados resultou o mapeamento territorial das áreas destinadas à preservação dentro dos imóveis rurais do País. Essas análises territoriais mostraram que 25,6% do território brasileiro estão dedicados à preservação pelos agricultores, pecuaristas e extrativistas. Os mapas, tabelas e a metodologia do estudo podem ser encontrados na página www.embrapa.br/car.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete