25.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Insetos podem ser alternativa para alimentação de peixes e aves

2018-10-17 14:02:00

Pesquisadores do Brasil e de Camarões comprovaram que existe viabilidade no uso de insetos para a alimentação de peixes e de aves em cativeiro. Segundo Janaína Kimpara, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte), do Piauí, que coordenou a pesquisa, em informações divulgadas para a Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), a descoberta faz com que áreas agrícolas no mundo todo podem ser usadas para destinos mais nobres.

“Esses resultados mostram que estamos no caminho certo na busca de alternativas alimentares sem impactos negativos para a piscicultura e para a avicultura. Precisamos agora avançar nos estudos para que as rações de peixes e aves possam receber percentuais maiores ainda de insetos, iniciando assim um novo ciclo alimentar nas pequenas propriedades”, comenta.

Isso porque os testes de que foram conduzidos nos dois países com frango de corte, bagre africano e tilápia, foram introduzidos percentuais diferentes de insetos na ração de cada animal. Por exemplo, foram introduzidos percentuais diferentes de insetos na ração de cada animal. Por exemplo, para o bagre africano, foram introduzidos 60% de larva de mosca soldado negra e na dieta de frango de corte e tilápia os pesquisadores introduziram 15%.

Segundo a pesquisadora, perfil de aminoácidos da farinha de insetos em geral é semelhante ao da farinha de peixe encontrada no mercado. Além disso, o uso de insetos na dieta dos animais pode se tronar mais barato do que a alimentação disponível hoje em dia no mercado. “Ela possui aspectos que são a base de sobrevivência da pequena propriedade, como o equilíbrio entre produtividade, fácil manutenção, pouca mão de obra e insumos”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete