23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Tecnologia aumenta rendimento em condições adversas

2018-09-29 10:02:00

Pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina (CONICET) e do Instituto de Biologia Molecular e Celular de Rosário (IBR) conseguiram desenvolver uma variante genética na arabidopsis thaliana, que permite controlar o crescimento das plantas. De acordo com o estudo, esse maior desenvolvimento ocorre também quando as plantas são expostas a condições adversas de cultivo, como a seca ou ataque de patógenos.

Segundo informações divulgadas por dois dos principais responsáveis pelo estudo, Ramiro Rodriguez, pesquisador independente e Javier Palatnik, do CONICET, a pesquisa conseguiu tornar inativa a função de uma molécula de ácido ribonucleico (microARN –miR396), que age como repressor de crescimento de todos os órgãos. Desse modo, a inativação da função permite que os cientistas consigam obter plantas maiores e que, por consequência disso, conseguem produzir grãos mais robustos

Nesse cenário, o grupo demonstrou que estes efeitos não ocorrem apenas em cultivo de laboratório, onde a planta encontra totais condições de se desenvolver perfeitamente, mas também ocorre quando as plantas se confrontam com condições que limitam o seu desenvolvimento natural. "Há relatos de que modificações genéticas semelhantes podem aumentar o tamanho de frutos carnosos, como tomate e até mesmo melhorar a eficiência da adubação nitrogenada reduzindo a necessidade de artificializar o processo", dizem os cientistas.

Também participaram deste projeto as pesquisadoras Arantxa Rojas e Camila Goldy, ambas do IBR, sendo que parte dos estudos foi realizada em colaboração com pesquisadores do Centro de Pesquisas em Química Biológica de Córdoba (CIQUIBIC), que pertence ao CONICET e à Universidade Nacional de Córdoba e do Centro de Biologia de Sistemas Vegetais do VIB-UGent, localizado na Bélgica. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete