Gazeta de Amambaí


Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2018 às 16:03

Agricultura moderna é melhor para o meio ambiente

"Os sistemas orgânicos são considerados muito mais amigos do ambiente mas o nosso trabalho sugere o contrário.

m novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e publicado na revista Nature Sustainability relata que a agricultura moderna de o alto rendimento é melhor para o meio ambiente do que a agricultura biológica de baixo rendimento. Isso por que, segundo a publicação, a agricultura biológica consome muito mais terra e prejudica a biodiversidade.

"Dados de campo extensivos sugerem que os impactos sobre as vegetações selvagens seriam grandemente reduzidos através do aumento dos rendimentos nas terras agrícolas existentes, de modo a poupar os habitats selvagens remanescentes", diz o relatório produzido pelos pesquisadores.

A equipe analisou os efeitos sobre o ambiente natural do arroz com casca da Ásia, cultivo de trigo e produção de laticínios na Europa e carne bovina da América Latina. Nesse cenário, eles mediram os impactos desses quatro setores agrícolas nas emissões de gases de efeito estufa, uso de água, fertilização de nitrogênio e fósforo e perdas de solo.

Segundo o coautor do estudo, Dr. David Edwards, para a mesma quantidade de leite, os sistemas orgânicos causavam pelo menos um terço a mais de perda de solo e ocupavam o dobro da terra da produção leiteira convencional. Além disso, ele afirmou que existe uma grande confusão entre os diversos setores da sociedade sobre a sustentabilidade dos métodos de produção agrícola.

"Os sistemas orgânicos são muitas vezes considerados muito mais amigos do ambiente do que a agricultura convencional, mas o nosso trabalho sugere o contrário. Ao usar mais terra para produzir o mesmo rendimento, os orgânicos podem, em última análise, aumentar os custos ambientais", comenta.  

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.