17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Agricultura moderna é melhor para o meio ambiente

2018-09-28 16:03:00

m novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e publicado na revista Nature Sustainability relata que a agricultura moderna de o alto rendimento é melhor para o meio ambiente do que a agricultura biológica de baixo rendimento. Isso por que, segundo a publicação, a agricultura biológica consome muito mais terra e prejudica a biodiversidade.

"Dados de campo extensivos sugerem que os impactos sobre as vegetações selvagens seriam grandemente reduzidos através do aumento dos rendimentos nas terras agrícolas existentes, de modo a poupar os habitats selvagens remanescentes", diz o relatório produzido pelos pesquisadores.

A equipe analisou os efeitos sobre o ambiente natural do arroz com casca da Ásia, cultivo de trigo e produção de laticínios na Europa e carne bovina da América Latina. Nesse cenário, eles mediram os impactos desses quatro setores agrícolas nas emissões de gases de efeito estufa, uso de água, fertilização de nitrogênio e fósforo e perdas de solo.

Segundo o coautor do estudo, Dr. David Edwards, para a mesma quantidade de leite, os sistemas orgânicos causavam pelo menos um terço a mais de perda de solo e ocupavam o dobro da terra da produção leiteira convencional. Além disso, ele afirmou que existe uma grande confusão entre os diversos setores da sociedade sobre a sustentabilidade dos métodos de produção agrícola.

"Os sistemas orgânicos são muitas vezes considerados muito mais amigos do ambiente do que a agricultura convencional, mas o nosso trabalho sugere o contrário. Ao usar mais terra para produzir o mesmo rendimento, os orgânicos podem, em última análise, aumentar os custos ambientais", comenta.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete