15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Vídeo mostra plantas sinalizando “perigo”

2018-09-27 09:02:00

Uma pesquisa realizada pelo professor de Botânica da Universidade de Wisconsin-Madison, Simon Gilroy, em parceria com o pesquisador Masatsugu Toyota e outros cientistas da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão, da Michigan State University e da University of Missouri, utilizaram um sistema de luz para entender como as plantas enviam sinais de perigo. De acordo com Gilroy, o neurotransmissor glutamato ativa uma onda de cálcio quando a planta é ferida.

“Sabemos que existe esse sistema de sinalização sistêmica e, se você for ferido em um lugar, o resto da planta acionará suas respostas de defesa. Mas não sabíamos o que estava por trás desse sistema. Sabemos que, se você enrola uma folha, recebe uma carga elétrica e obtém uma propagação que se move pela planta. O que desencadeou essa carga elétrica e como ela se movia pela planta era desconhecido”, comenta.

Segundo os pesquisadores, o cálcio sempre foi a principal aposta sobre qual nutriente seria responsável pelo aviso dos ataques. No entanto, ele é considerado efêmero e, sendo assim, os cientistas nunca conseguiam acompanhar a sua atividade exatamente quando ela acontecia, precisando ser criado algum mecanismo de observação em tempo real.

Nesse cenário, Toyota desenvolveu plantas que mostravam o cálcio em uma nova luz, com as plantas produzindo uma proteína que apenas “acende” em torno do cálcio, permitindo que os pesquisadores acompanhem sua presença e concentração. Para os testes eles utilizaram mordidas de lagarta (como a que pode ser conferida no vídeo abaixo), corte de tesouras e ferimentos esmagadores.

O estudo conecta décadas de pesquisas que revelaram como as plantas, muitas vezes vistas como inertes, respondem dinamicamente a ameaças preparando tecidos distantes para lidar com futuros ataques. O glutamato influenciando o cálcio leva a produção de hormônios de defesa e crescimento alterado, tudo sem o sistema nervoso.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete