13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

STF discutirá uso de aviões para aplicação de pesticidas

2018-09-27 07:03:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) pretende discutir em breve a ação direta de inconstitucionalidade 5.592, que questiona o uso de aviões para a dispersão de substâncias químicas que visam combater os vírus da dengue, da chikungunya e da zika. De acordo com o chefe da Assessoria Jurídica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rudy Ferraz, o maior temor é de que a medida implique na proibição do uso de aeronaves na agricultura, o que é permitido por lei.

“A nossa preocupação é que a interpretação do STF sobre esse tipo de tratamento de saúde prejudique eventualmente a interpretação em relação ao setor agropecuário. E a atividade agrícola, diferentemente dessa, tem uma série de regramentos, decretos, instruções normativas do Ministério da Agricultura e a atividade também é acompanhada de perto pelos órgãos de fiscalização”, comenta.

A ação é de autoria da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pretende impugnar o artigo 10, § 3º, da Lei 9.868/1999, que permite a “incorporação de mecanismos de controle vetorial por meio de dispersão por aeronaves mediante aprovação das autoridades sanitárias e da comprovação científica da eficácia da medida” para combater os vírus transmitidos por mosquitos.

Na visão da PGR o ato de aplicar pesticidas no ar pode prejudicar a saúde humana. “Conquanto os produtos químicos pulverizados não sejam ministrados diretamente às pessoas, seu objetivo é precisamente combater um dos insetos vetores de doenças que atingem a população. Não se coaduna com o direito à saúde e a ambiente equilibrado nem com o princípio da prevenção medida que, a despeito do propósito de deter disseminação de doenças, causa malefícios à saúde humana”, diz o órgão. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete