20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil comercializou 188 toneladas de microbiológicos

2018-09-25 11:02:00

Um total de 188.499 quilos de defensivos agrícolas microbiológicos foram vendidas no Brasil em 2017, de acordo com relatórios semestrais enviados pelas empresas ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Foram produzidas no País 135.847,259 quilos de ingredientes ativos, tendo sido importados 34.713,520 quilos e vendidos ao exterior apenas 194,800 quilos.

De acordo com o Ibama, dentre os ingredientes ativos comercializados se destacam: Aspergillus flavus, Bacillus pumilus, Bacillus subtilis, Bacillus thuringiensis, Bacillus amyloliquefaciens, Baculovirus anticarsia e Beauveria bassiana.

Para os produtos “Semioquímicos, Microbiológicos e Agentes Biológicos de Controle”, os relatórios do órgão público abrangeram um total de 54 ingredientes ativos: 33 semioquímicos, 14 microbiológicos e sete agentes biológicos de controle.

No ano que passou, a venda dos “Semioquímicos” foi de 8.484 quilos de ingredientes ativos. Embora muitos apresentem baixas concentrações de ingredientes ativos, há produtos com concentrações de até 900 g/kg, revela o boletim divulgado pelo Ibama.

Para os “Agentes Biológicos de Controle”, foram apresentados relatórios de Cotésia flavipes, Cryptolaemus montrouzieri, Neoseiulus californicus, Phytoseiulus macropilis, Trichograma galloi, Trichogramma pretiosum e Stratiolaelaps scimitus. “Entretanto, os dados estão em análise e serão publicados posteriormente”, adianta o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

“De acordo com os dispositivos legais, as empresas devem encaminhar os relatórios dentro dos prazos estabelecidos. A não apresentação ou a apresentação de informações incorretas motiva a aplicação de sanções previstas na legislação”, explica o órgão público. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete