22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Focos de ferrugem da soja em MS triplicam em uma semana

2008-01-02 14:52:00

As ocorrências dos focos de ferrugem asiática triplicaram em uma semana nas plantações de Mato Grosso do Sul, conforme informações do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Embrapa Soja. O Estado divide a liderança do ranking com o Paraná e cada um possui 24 ocorrência, sendo em Mato Grosso do Sul 22 em área comercial e duas em unidade de alerta.

Em todo o País já ocorreram 50 casos, sendo 24 em Mato Grosso do Sul, 24 no Paraná, um no Paraná e um no Rio Grande do Sul. O primeiro caso no Estado foi registrado em Aral Moreira, cidade distante 357 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, mas também já foi encontrado em plantações de Antônio João, Dourados, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Maracaju, Chapadão do Sul e Jateí.

Mato Grosso do Sul registrou na safra 2006/2007 de soja a ocorrência de 613 casos de ferrugem, ficando em segundo lugar entre os demais Estados, conforme monitoramento do Sistema de Alerta da Embrapa Soja. A maior incidência da doença ocorreu no mês de janeiro, quando foram 585 casos, sendo que em novembro e dezembro foram cinco registros cada mês, fevereiro 109 casos.

No período de 1º de julho a 30 de setembro ocorreu no Estado o vazio sanitário. No entanto, 16 propriedades descumpriram esse período, conforme balanço do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), com dados levantados em 28 municípios do Estado com a visita de 568 propriedades.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete