22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Procura por produtos orgânicos fomenta a produção em Amambai

2018-09-11 14:35:00

 
Raquel Fernandes
 
Em busca de uma alimentação cada vez mais saudável, muitas famílias têm inserido cada vez mais os produtos orgânicos nas refeições alimentares e isso tem fomentado a produção de agricultores familiares no município de Amambai.
 
De acordo com o Sebrae, no Brasil, o apoio à produção orgânica está presente em diversas ações governamentais que oferece linhas de financiamento especiais para o setor e incentiva projetos de transição de lavouras tradicionais para a produção orgânica. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a produção orgânica nacional vem crescendo mais de 20% ao ano. 
 
Em Amambai, tem se formado uma associação de produtores chamada Orgânicos São Pedro, em que diversas famílias cultivam variedades de alimentos orgânicos, como frutas, verduras, legumes, ovos, leite além de produzirem geléias, chás, doces e salgados.
 
De acordo com uma das produtoras do grupo, Jocy dos Santos Dias, o sistema de produção não utiliza fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. “Nós valorizamos o uso da terra com o aproveitamento dos recursos naturais e nossa produção preza pela qualidade de vida.”, comenta a agricultora de hortifrutigranjeiros.
 
Jocy conta que a paixão pelos orgânicos existe desde criança. “Passei a minha infância na fazenda e sempre fui encantada por esse mundo. Meus pais sempre nos incentivaram a nos alimentar com estes alimentos. Quando meu pai ia colher a produção ele ia nos explicando o que era cada coisa. Para mim aquilo era uma aventura.”, relembra.
 
Em Amambai, os produtos orgânicos podem ser encontrados na Feira do Agricultor, realizada todos os sábados, na Praça Cel. Valêncio de Brum. Em breve o poder público ira construir o Mercadão Municipal, onde os agricultores familiares poderão comercializar seus produtos. Para adquirir produtos do grupo Orgânicos São Pedro é só entrar em contato com a Jocy pelo telefone: (67) 9 99382591.
 
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete