21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Mara Caseiro não aceita Naviraí na área de risco

2006-12-08 22:12:00

Prefeitos dos cinco municípios do Cone Sul do Estado que tiveram suas economias fragilizadas após o surgimento de casos de febre aftosa se reúnem na próxima segunda-feira (11 de dezembro) na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para pedir apoio na liberação de financiamentos aos produtores rurais de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo.
A prefeita de Eldorado afirma, ainda, que “sem explicação” foram adicionados aos processos produtores rurais de Naviraí, município que ficou fora da zona de exclusão comercial formada no Cone Sul. A queixa neste caso é que os produtores naviraienses teriam mais facilidades em negociar com o Banco do Brasil, conseguindo financiamentos mais facilmente. “Queremos o fim desta discriminação, que os critérios sejam iguais para todos”.
Outro pleito dos prefeitos solicita apoio na liberação, por parte do Mapa, de R$ 2,1 milhões para os cinco municípios atingidos efetuarem investimentos no fomento à agricultura – com a recuperação de estradas vicinais, melhoramento do rebanho e outras ações de incentivo. “Quando o Grupo Interministerial esteve aqui, comprometeu-se a ajudar desde que cumpríssemos as exigências, mas até agora não vimos a ajuda”, ressaltou, complementando que “nós [prefeitos e produtores] não agüentamos mais ver papel. Queremos a liberação dos recursos”.
A reunião acontecerá no auditório da Assomasul às 14h. Hoje, os prefeitos Lídio Ledesma (PDT, Iguatemi), Sandra Cassone (PT, Itaquiraí), Humberto Amaducci (PT, Mundo Novo), Rubens Marinho (PT, Japorã) e Mara Caseiro se reuniram para discutir o tema. Eles negaram qualquer tipo de incentivo a uma suposta manifestação de produtores, que estariam se articulando para ocupar as agências do Banco do Brasil de Mundo Novo e Itaquiraí.
Alémdos prefeitos do Cone Sul, o encontro contará também com a aprticipação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, além de integrantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete