14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

CNA participa de Diálogo Agrícola Brasil-Argentina

2018-09-06 08:03:00

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do 2º Diálogo Agrícola Brasil-Argentina, nesta quarta-feira (05), em Buenos Aires. O evento discutiu a agenda bilateral e os principais desafios dos dois países no comércio internacional, entre eles a questão das indicações geográficas na União Europeia e o arcabouço regulatório cada vez mais restritivo promovido pelo bloco europeu, que tem aumentado a criação de barreiras às exportações brasileiras e argentinas.

A CNA foi representada no encontro pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e diretor responsável pela área de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira. Ele participou da cerimônia de abertura junto ao presidente da Sociedade Rural Argentina (SRA), Daniel Pelegrina, e do embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese.

Em seu discurso, Gedeão exaltou o lema “juntos para competir”, chamando a Argentina e os demais parceiros do Mercosul para conquistar mercados em parceria. Ele reiterou a importância da Ásia para o Agro regional afirmando que os esforços dos parceiros têm que se voltar mais pra aquele continente. “Para conquistar esses mercados fundamentais é necessário estarmos permanentemente dialogando entre nós. Temos que nos entender para que juntos cheguemos no mundo como um bloco extremamente importante, creio que o mais importante na futura produção de alimentos”, afirmou Pereira.

No painel moderado pela assessora de Negociações Internacionais da CNA, Camila Sande, a secretária de Mercados Agroindustriais da Argentina, Marisa Bircher, defendeu a breve conclusão do acordo Mercosul – União Europeia. “Ela ressaltou a importância de acelerar também outras negociações como Coreia do Sul, Canadá e com a Área de Livre Comércio da Europa, alegando que passaríamos a comercializar com 30% das economias mundiais no lugar dos 10% que temos como parceiros atualmente”, disse Camila.

Entre os encaminhamentos do encontro houve o pleito formal dos uruguaios e paraguaios para que o evento seja ampliado à participação deles. Além disso, brasileiros e argentinos deverão promover uma missão comercial para a Malásia e China, em novembro. A ideia é que Uruguai e Paraguai também participem para fortalecer ainda mais o comércio extra bloco.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete