16.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Agricultores devem planejar compra de insumos, diz Chaga

2018-09-05 09:02:00

Com a época do plantio da soja se aproximando, o engenheiro agrônomo Wladimir Chaga, presidente da BRANDT do Brasil, recomendou que os produtores brasileiros comecem a planejar a compra de seus insumos agrícolas. De acordo com ele, os agricultores devem ir às compras “o quanto antes”.

“Os agricultores devem ir às compras o quanto antes, considerando que esta é a melhor época para analisar os custos na ponta do lápis, prevenir-se contra possíveis problemas na entrega dos produtos e ainda conseguir se programar para fazer o plantio logo no início da janela, em Setembro. Além disso, as indústrias estão mais abertas a oferecer condições comerciais vantajosas”, indica.

No entanto, ele disse que é preciso ter cautela em alguns pontos que são considerados cruciais para uma boa colheita. Segundo Chaga, é preciso prestar muita atenção na perspectiva de clima para o próximo ciclo, além de manter uma certa cautela na hora de fechar a venda e decidir sobre o preço dos produtos.

“É preciso ter cautela em relação ao clima. É de extrema importância observar esse aspecto, ainda que a época de plantio ainda esteja relativamente distante. Outro ponto relevante refere-se aos preços das commodities. Deve-se analisar a melhor hora de fechar a venda: se é melhor antecipar ou aguardar um momento mais adequado’’, explica.

Chaga ainda ressalta que é muito importante que o agricultor respeite o processo de cada cultura. “É preciso respeitar que algumas culturas podem ser plantadas um pouco mais cedo e outras um pouco mais tarde, pois para cada região do Brasil tem o seu período mais adequado para o cultivo”, comenta. “[é preciso] fazer um bom manejo de ervas daninhas no plantio direto, para que a planta consiga crescer sem a matocompetição, como costuma ocorrer na cultura da soja’’, conclui.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete