22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CNA apresenta desafios para as exportações do Mercosul

2018-09-03 16:03:00

A superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lígia Dutra, apresentou aos membros da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm) os desafios para as exportações do Cone Sul. A reunião aconteceu durante a Expointer, em Esteio, Rio Grande do Sul.

Segundo Lígia, entre os principais desafios estão a informatização dos procedimentos no campo das exportações, inserção de médios e pequenos produtores no mercado internacional e a demanda crescente por produtos certificados. “Mesmo estando em um momento de crise, devemos enxergar esse período como uma oportunidade para inovar, para desenvolver novas ideias e gerar as transformações necessárias para a implementação de políticas de médio e longo prazo”, afirmou. “Também precisamos de uma política comercial clara e continua. A ampliação da presença brasileira em mercados externos deve ser uma estratégia de longo prazo.”

Ela acrescentou ainda que o crescimento populacional impulsionará a demanda por alimentos. “Precisaremos atendê-la de forma sustentável. Para isso, será necessário maior uso de tecnologia para produção no campo, o que elevará a produtividade da agricultura e da pecuária.”

Acordos internacionais também podem ser uma estratégia para atender a demanda por alimentos, ressaltou a superintendente da CNA. “Acordos internacionais aproximam a demanda e oferta de produtos agropecuários ao diminuir barreiras de comércio entre os países e aumentando a competividade do setor no mercado externo.”

Lígia Dutra falou também dos projetos desenvolvidos pela CNA para o fortalecimento do setor no mercado internacional como a Aliança AgroBrazil, Rede Interagro e as possibilidades de abertura comercial com a Ásia para determinados produtos como frutas e lácteos.   

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete