27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Representante da OIE otimista quanto a liberação da carne de MS

2007-01-24 09:30:00

O governo do Estado e representantes de entidades do setor pecuarista de Mato Grosso do Sul e do governo federal estiveram reunidos, no fim da manhã de hoje, definindo estratégias para restabelecer o status de Mato Grosso do Sul como área livre de febre aftosa e convencer a Organização Internacional de Epizootias – OIE.

O presidente da Comissão Regional da OIE, Jamil Gomes de Souza, acredita que não será fácil convencer a OIE, mas é otimista, pois confia na eficácia do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, desenvolvido pelos governos Estadual e Federal. “Não será fácil, pois embates internacionais são mais difíceis de resolver. Mas estou otimista e acredito que estaremos preparados para eventuais questionamentos” declara Jamil.

Entre as propostas avaliadas para serem apresentadas à OIE, estão: medidas de fortalecimento de atenção veterinária, ações rotineiras de fiscalização na fronteira e em todo o Estado e estratégias regionais e locais de erradicação da aftosa. Para o presidente da Acrissul (Associação de Criadores de MS), Laucídio Coelho Neto, o governo do Estado deu um passo importante para Mato Grosso do Sul no combate à aftosa. “Estou confiante com o apoio do governador André Puccinelli, que priorizou a questão na sanidade animal no Estado” afirmou Laucídio.

Jamil apresentará o relatório das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul à OIE no dia 31 de janeiro, em Paris, quando haverá uma reunião para avaliar a situação de febre aftosa no Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai. Mato Grosso do Sul sofreu embargo sobre a comercialização da carne para outros países há 15 meses, quando houve um foco de aftosa na região de fronteira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete