27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Bioinseticida é alternativa contra lagartas

2018-08-23 11:02:00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concedeu o registro para a AgBiTech Brasil produzir um inseticida biológico para o controle das lagartas Helicoverpa armígera e Chrysodeixis includens. De acordo com a fabricante, o Surtivo® Soja é a primeira pré-mistura de baculovírus para controle biológico de lagartas.

De acordo com a vice-presidente global da AgBiTech, a entomologista Paula Marçon, a empresa investiu bastante para os mais de 150 experimentos de larga escala, que foram realizados em regiões da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo ela, participaram dos testes grupos agrícolas inovadores e renomados pesquisadores brasileiros.

“Na Bahia, onde a pressão de Chrysodeixis includens em soja convencional tem sido significativa, o manejo com uma única aplicação de Surtivo® Soja trouxe controle superior ao obtido no programa padrão do produtor, em que foram feitas múltiplas aplicações de inseticidas químicos”, comenta ela.

A entomologista afirma ainda que o novo produto agiu “com excelente proteção das vagens contra dos danos dessa praga, que é conhecida por sua agressividade”, conta. “Uma das características notáveis do produto é o longo período de controle proporcionado, superior a quarenta dias”, completa a especialista”.

Nesse cenário, o diretor geral da AgBiTech para a América Latina, Adriano Vilas Boas, garante que o novo produto será disponibilizado para utilização e comercialização na próxima safra de verão, juntamente a outros três bioinseticidas da empresa já registrados no País.  


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete