13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Uso de certos micróbios pode aumentar rendimento

2018-08-17 11:02:00

Pesquisadores da Universidade da Califórnia acreditam que o uso de certos micróbios do solo pode contribuir para um melhor rendimento da planta e também para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável. Um estudo sobre strigosus acmispon, uma planta da família das ervilhas, mostrou um aumento no crescimento de 13 vezes em plantas que foram associadas com micróbios fixadores de nitrogênio.

De acordo com Joel Sachs, professor de ecologia evolutiva na Universidade, a parte mais complicada é detectar quais os micróbios são benéficos e quais são maléficos para as plantas. No entanto, ele garante que eles já apresentaram resultados satisfatórios em laboratório e espera-se que consigam competir com os outros no campo.

“É muito difícil prever quais combinações de micróbios serão bem-sucedidas em condições de campo, porque os micróbios que são benéficos para as plantas em laboratório nem sempre conseguem competir com sucesso contra os micróbios que já estão no campo", conta.

Os cientistas descobriram que mudar o ambiente das plantas fertilizando o solo não alterava a maneira como elas se associavam aos micróbios. Em vez disso, eles notaram que algumas variações genéticas da planta são melhores que outras para desenvolver essas associações benéficas com os micróbios.

"Em última análise, esperamos que os agrônomos usem essa pesquisa para desenvolver variedades de plantas que aproveitem ao máximo os micróbios do solo que encontrarem. Isso poderia reduzir a dependência de fertilizantes químicos, que são caros para os produtores e podem poluir o meio ambiente ", completa.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete