23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Lançado sistema de rastreabilidade de vegetais

2018-08-15 13:02:00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou, em parceria com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), um sistema de rastreabilidade de o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana. Segundo informações publicadas no portal da a Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), cada elo da cadeia terá que adotar mecanismos para informar a situação do processo produtivo.

De acordo com Fátima Chieppe Parizzi, auditora fiscal federal agropecuário e coordenadora geral de Qualidade Vegetal do Mapa, em declarações fornecidas para a SNA o sistema impactará diretamente na produção. “Tais procedimentos vão demandar do setor a atenção e a organização na manipulação do produto, para que, ao adquiri-lo, sejam exigidas as informações obrigatórias, e o seu fornecedor, ao vendê-lo, deve repassá-las ao seu comprador”, fala.

Segundo ela, os órgãos competentes conseguirão ter um controle higiênico e de qualidade sanitária dos produtos vegetais, questões que podem interferir diretamente na promoção da saúde pública. Além disso, a rastreabilidade irá permitir que, caso esteja ocorrendo algum erro na cadeia produtiva, ele possa ser sanado o mais breve possível e com a solução mais adequada para tal.

“A ferramenta beneficia, de maneira complementar, os responsáveis pela produção e comercialização ao não permitir o desvio da finalidade do produto, que, por sua vez, poderia acarretar em imputações indevidas de responsabilidade quando detectada alguma irregularidade relacionada à segurança do produto”, conclui.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete