32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Robô voador monitora lavouras nos EUA

2018-08-14 12:02:00

Alguns pesquisadores da Universidade de Washington, na cidade americana de Seattle, desenvolveram um sistema que permite que robôs insectoides voadores consigam operar de forma independente e sem fio para monitorar lavouras. De acordo com o portal noticiasdelaciencia.com, até onde se sabe, essa é a primeira vez que a robótica consegue algo nesse sentido.

Segundo os desenvolvedores, os robôs insectoides são pequenos e conseguem realizar tarefas de longo prazo, como monitorar o crescimento de culturas em grandes áreas agrícolas ou detectar vazamentos de gases. Eles funcionam a partir do tremor de pequenas asas, já que são pequenos demais para usar propulsores, mas são baratos para se fabricar e podem facilmente passar por lugares estreitos, inacessíveis a grandes drones.

Até agora, os robôs desse tipo necessitavam estar ligados a um cabo energizado para conseguir fazer com que suas asas funcionassem, já que uma bateria seria muito pesada para eles carregarem. Entretanto, o modelo “Robofly” é ligeiramente mais pesado que um palito e é energizado por um raio laser. Ele usa um pequeno circuito em seu corpo para converter a energia do laser em eletricidade suficiente para alimentar suas asas.

Nesse cenário, o laser sozinho não fornece tensão suficiente para mover as asas, o que motivou a equipe a projetar um circuito que aumentou os 7 volts que vieram da célula fotovoltaica até os 240 volts necessários para o voo. Além disso, os engenheiros o equiparam com uma espécie de “cérebro artificial”, que funciona como um microcontrolador agindo como se fosse o cérebro de uma mosca, que indica o momento que deve começar a bater as asas. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete