26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

PL dos pesticidas é iniciativa dos produtores, diz Andef

2018-08-14 19:02:00

O diretor-executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Mario Von Zuben, afirmou, durante o workshop para jornalistas que ocorreu em paralelo ao Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que o Projeto de Lei (PL) dos pesticidas é uma iniciativa dos produtores, com o apoio da indústria. Para ele, a revisão da lei serve, principalmente, para poder acompanhar a modernização da ciência.

“Na nossa visão, a proposta que foi apresentada para a revisão da legislação de defensivos no Brasil é muito importante porque ela traz modernização a uma legislação que já tem quase 30 anos. Ao logo desses 30 anos a ciência evoluiu muito e hoje a lei passa a ser uma barreira para a utilização desses critérios científicos”, explica.

Nesse cenário, Von Zuben lembra da adição da chamada “avaliação de risco” que o novo PL vai proporcionar. Segundo o diretor-executivo, a avaliação de risco irá permitir que o agricultor brasileiro tenha acesso aos mesmos requisitos tecnológicos que seus concorrentes em outros países, sem prejudicar o meio ambiente e muito menos a saúde do produtor que vai estar aplicando o produto.

“É fundamental que se consiga reduzir os prazos de avaliação. A proposta que foi apresentada reflete essas questões, sem abrir mão de segurança, tanto do ponto de vista ambiental, quanto de saúde humana não está se excedendo em completamente nada. A adoção vai nos deixar um passo além em termos de análise de uma nova molécula para a tomada de decisão no processo regulatório”, finaliza Von Zuben.  


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete