21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Iagro detecta raiva em bovino no Estado

2006-12-08 20:08:00

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) detectou nesta sexta-feira um caso de raiva em um boi de propriedade rural localizada no município de Campo Grande, distante 23 quilômetros da zona urbana da cidade, em direção ao distrito de Rochedinho. O caso, segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva Herbívora do Iagro, Ademar Etiro More, foi confirmado pelo Laddan (Laboratório de Diagnóstico de Doenças em Animais), que recebeu ontem o material para análise.
Os médicos-veterinários do Iagro ainda estão no local colhendo amostras de sangue de um eqüino da mesma fazenda por apresentar suspeitas de estar com a doença. Além disso, eles devem realizar visitas às fazendas num raio de 12 quilômetros da propriedade onde foi detectado o caso, já que a raiva – transmitida por morcegos “vampiros” – é contagiosa
Há mais de cinco anos não era confirmado um caso de raiva bovina em Campo Grande e, por isso, todos os proprietários de regiões próximas à fazenda deverão vacinar o gado, sendo que os animais em que for confirmada a doença serão sacrificados. More explicou que 34 propriedades em 11 municípios do Estado possuem bovinos que já foram contaminados pela raiva.
Ele explicou que a situação é mais preocupante em Campo Grande porque as propriedades não possuem data certa para vacinar os animais, já que o local não é considerado área de risco. Os veterinários do Iagro devem avaliar ainda nas propriedades se há abrigos para morcegos, como cavernas e eliminá-los.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete