18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Plantas têm sistemas reserva de defesa

2018-08-03 13:06:00

Pesquisadores do Departamento de Biologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), em parceria com cientistas do Imperial College London e do Sainsbury Laboratory, descobriram que as plantas possuem sistemas reserva de defesa para diferentes tipos de ataque. O estudo foi publicado na revista Science Signaling e mostra que a planta tende a recuperar imediatamente a parede celular que foi danificada.

De acordo com Thorsten Hamann, professor adjunto da NTNU, diferentes processos químicos estão envolvidos no ambiente celular da planta, dependendo do tipo de situação que a ameaça. Segundo ele, é essa adaptação que faz o vegetal sobreviver a algumas doenças que sugam os seus nutrientes e não confundi-las com a seca, por exemplo. "A seca exige que a planta ajuste seu metabolismo, enquanto a doença exige que a planta ative várias respostas imunológicas", explica.

Para a pesquisa, os cientistas expuseram o agrião (Arabidopsis thaliana) a vários tipos de lesões diferentes para ver como a planta reagiria em cada situação. Nesse cenário, eles descobriram que, quando alguns genes da planta são bloqueados, ela consegue compensar esse bloqueio "convocando" um sistema de proteção reserva.

"Descobrimos que, se bloquearmos a resposta imune das plantas, os mecanismos que mantêm o equilíbrio nas paredes das células poderiam compensar parcialmente esse bloqueio. Eles se tornaram uma espécie de sistema de defesa de reserva ", comenta Hamann.

A expectativa, agora, é de que os cientistas consigam induzir as plantas a realizarem atividades de controle de doenças específicas. "Podemos ver como diferentes influências físicas acionam diferentes respostas químicas específicas", finaliza.   

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete