32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Embrapa cria robô que identifica plantas com problemas

2018-07-12 09:02:00

Cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão desenvolvendo um projeto que pretende fazer com que robôs identifiquem plantas com algum tipo de problema de forma automática. A pesquisa envolve técnicas de inteligência artificial e conhecimentos em robótica, além da reconstrução das frutas em 3D para elaboração dos testes.

O projeto busca auxiliar a agricultura de precisão a encontrar plantas doentes ou com pragas, fazer a contagem e estimativa da produção e encontrar áreas com deficiência de nutrientes. De acordo com o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Thiago Teixeira Santos, líder da pesquisa, esse experimento pode abrir caminho para a automação dentro da agricultura.

“A próxima geração de equipamentos agrícolas incluirá máquinas de pequeno porte e robôs que desempenham tarefas específicas. É um maquinário que vê e toma decisão, isto é, dotado de capacidade para ‘raciocinar’ com base no que é observado no campo”, comenta.

O método irá utilizar tecnologia de ponta em imageamento, robótica e visão computacional. Segundo Luis Henrique Bassoi, pesquisador da Embrapa Instrumentação, serão utilizados algoritmos específicos para que a máquina consiga identificar as plantas, os frutos e também partes do terreno em que tenham que ter mais cuidado.

“A utilização dessas ferramentas e procedimentos para o reconhecimento de partes de uma espécie vegetal de interesse do produtor agrícola ou técnico permitirá a obtenção de forma automatizada de informações úteis, como a estimativa de produção em uma área, quais as partes da área que podem ser mais ou menos produtivas, o nível de incidência de pragas e doenças nas plantas dessa área, entre outros”, finaliza.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete