Gazeta de Amambaí


Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018 às 16:03

Edição de genes pode ampliar resistência de plantas

Os sistemas introduzidos ajudam os genes a se tornarem mais resistentes a determinadas doenças

Cientistas da AgriLife Research, em Dallas, descobriram um sistema que pode fazer com que várias culturas alimentares se tornem mais resistentes a doenças através da edição de genes. A pesquisa é liderada pela especialista em patologias de plantas, Dr. Junqi Song, e utiliza técnicas de edição “knock-in”.

O foco principal do estudo foi direcionado para o tratamento da doença da requeima nas plantas que produzem tomates e batatas. Song explica que a técnica usada no experimento pode desligar alguns genes da planta, fazendo com que ela se comporte de determinada maneira que possa se curar das doenças.

"A maioria dos sucessos com resistência a doenças de amplo espectro até agora resultaram da edição de genes" knockout ", em que determinados genes são desligados para causar comportamentos desejados em uma planta em questão", disse Song. "Mas os sucessos da edição por nocaute têm um custo para muitos outros aspectos da saúde física da planta e outras características", disse.

Os sistemas introduzidos funcionam ajudando os genes a se tornarem mais resistentes a determinadas doenças. Song explica que, com o aumento populacional, as plantas precisam estar cada vez mais saudáveis e experiências como essas são sempre bem-vindas. Ela acrescentou que quaisquer descobertas feitas por sua pesquisa teriam implicações de resistência a doenças para várias culturas alimentares, incluindo trigo, arroz, algodão, morango, cenoura e frutas cítricas.

"Há uma demanda crescente por produção agrícola, à medida que as populações globais continuam a crescer. Vamos precisar desenvolver sistemas cada vez mais eficientes para atender a essa demanda e esperamos que nosso trabalho seja um passo na direção certa”, finaliza.  

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.