23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Papel filme a base de manga aumenta conservação de alimentos

2018-07-05 15:02:00

Um papel filme para em embalar alimentos feito da casca de manga promete aumentar o tempo de conservação dos alimentos. O produto foi de desenvolvido por um grupo de cientistas indianos do Centro de Pesquisa Atômica de Bhabha (BARC), em Mumbai.

De acordo com os pesquisadores, os melhores resultados foram observados na capacidade do papel filme em manter a carne fresca por mais tempo, sobretudo a de aves. Durante os testes, os cientistas conseguiram conservar a carne de frango por 12 dias a temperaturas em torno de 3°C, enquanto que com o uso do plástico convencional esse tempo foi reduzido para apenas três dias. 

O experimento indica que é possível aumentar o tempo de conservação de carnes em até quatro vezes. Segundo eles, isso acontece porque o alto conteúdo lipídico da carne faz com que ela seja suscetível à oxidação, o que acaba provocando a quebra de suas moléculas e, consequentemente, a perda rápida de suas propriedades, o que não acontece quando se usa biofilme.

O produto, que utiliza compostos bioativos como fenóis e carotenóides da casca da manga, tem uma série de propriedades antimicrobianas que são positivas para a conservação de alimentos, o que é resultado de seu conteúdo formado por álcool polivinílico, gelatina e ciclodextrina. Em entrevista para o The Hindu, os cientistas lembraram que além do papel filme ser inovador, ele ainda é uma alternativa biodegradável ao plástico, que é utilizado para embalar quase todos os produtos encontrados nos supermercados.

"A Índia é um dos maiores produtores de manga, eo shell, o que geralmente é descartado, tem um conteúdo fenólico mais alto do que a polpa e pode servir como um bom antioxidante ", finalizam eles.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete