20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Microvespas podem combater praga que afeta o tomate

2018-07-05 13:02:00

Um estudo da Universidade Nacional da Colômbia (UN), com sede em Palmira, descobriu que o uso de microvespas pode combater a praga Prodiplosis longifila, que causa danos aos tomates. Essa patologia pode atingir também outras frutas, como o limão taiti e a páprica.

De acordo com Luis Hernandez, Mestre em Ciências Agrárias da universidade, as microvespas são capazes de consumir os parasitoides dentro das larvas, evitando que eles causem doenças. Para ele, o uso dessas espécies é uma alternativa de bicocontrole para os produtores rurais, que lidam com a praga usando produtos químicos. "Isso poderia reduzir o uso de inseticidas que causam danos ao meio ambiente, como a poluição das águas subterrâneas, e também pode afetar a saúde dos agricultores", comenta.

De acordo com a previsão dos pesquisadores, a técnica pode começar a ser utilizada em toda a região andina em Antioquia, Boyaca, Cauca, Caldas, Caquetá, Cundinamarca, La Guajira, Meta, Quindio, Risaralda, Santander, Huila, Tolima e Valle del Cauca, com maior probabilidade de ser implementada nessas três últimas cidades. "Em Palmira (Valle del Cauca) e Chinchiná (Caldas) os agricultores disseram que o inseto causa grandes perdas econômicas e seu controle químico é ineficiente”, declara Hernandez.

Hernández destaca ainda que a partir desta pesquisa pode-se avançar para um estudo inédito sobre a biologia de parasitoides, o que pode auxiliar ainda mais o combater dessa praga tão comumente encontrada no país. O estudo foi realizado pelo Grupo de Pesquisa em Interação Tritrófica, coordenado pela professora Maria del Rosario Manzano e apoiado pelo agrônomo Yoan Camilo Guzman.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete