29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Cientistas convertem restos de alimentos em energia limpa

2018-07-04 06:02:00

Cientistas da Universidade Nacional de Singapura (NUS) e da Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, descobriram um método de converter resíduos alimentares em uma fonte de energia limpa. O sistema digestor é autossustentável pois a eletricidade e o calor gerado o energizam completamente em todos os seus processos.

De acordo com os cientistas responsáveis pela descoberta, Zhang Jingxin e Tong Yen Wah, existem muitos exemplos mundo a fora que justificam a existência e a aplicação desse tipo de tecnologia. Em Cingapura, por exemplo, eles afirmam que as sobras são responsáveis por cerca de 10% do total de resíduos gerados, enquanto a taxa de reciclagem é atualmente de cerca de 14%.

O chamado “digestor anaeróbico” funciona como um estômago bioquímico que decompõe a matéria orgânica em um ambiente livre de oxigênio. Ele utiliza microrganismos que não respiram oxigênio para decomporem a matéria química dos resíduos alimentares transformando-a em biogás, que vai ser o responsável por gerar calor e luz.

Todos os processos no sistema são controlados e monitorados para garantir um desempenho ideal e seguro. Os pesquisadores explicam que existem sensores que são programados para enviar avisos sobre o andamento do processo e alertar sobre a existência de qualquer problema de segurança em tempo real através de um aplicativo de celular.

O digestor anaeróbico também converte cerca de 80% do lixo alimentar introduzido no sistema em uma mistura rica em nutrientes, que pode ser processado para produzir fertilizantes líquidos capazes de serem introduzidos nas culturas agrícolas.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete