22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Eliminação de toxinas das plantas pode dobrar rendimento

2018-06-30 15:02:00

O novo estudo do projeto Realizing Increased Photosynthetic Efficiency (RIPE) mostrou que ajudar as plantas a eliminar as toxinas naturais mais rapidamente pode dobrar o rendimento agrícola. A ideia surgiu a partir da necessidade de produzir cada vez mais alimentos em menor área de cultivo.

De acordo com o RIPE, estudos recentes estão mostrando que, quando as crianças nascidas hoje atingirem os 30 anos de idade, o planeta deve aumentar a produção de alimentos em pelo menos 70%. Paul South, bioquímico e membro do projeto, diz que é preciso não só criar novas variedades de alimentos, mas também conseguir estimular as plantas existentes para que produzam mais.

“O objetivo do projeto é aumentar a eficiência da fotossíntese, o processo que as plantas usam para converter a energia do sol nos alimentos que ingerimos. Em nossa publicação mais recente, mostramos que é possível aumentar drasticamente o rendimento das culturas, permitindo que a planta elimine suas toxinas mais rapidamente”, comenta.

O bioquímico explica que o processo de reciclagem de toxinas pode inibir o crescimento do vegetal em até 30%. Sem elas, as plantas poderiam direcionar 50% dos esforços produzidos durante a fotossíntese para aumentar a produção de grão. “A temperaturas mais elevadas, as plantas tendem a aumentar a quantidade de oxigénio convertido, assim como a estação de aumento de temperaturas e ondas de calor”, declara.

Um projeto liderado pela cientista Christine Raines, da Universidade de Essex e do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura Estados Unidos (USDA-ARS), testou o método em plantas de tabaco obtendo sucesso. O experimento conseguiu reciclar todas as toxinas e fazer com que as plantas produzissem mais proteínas do que o normal.

“Inicialmente, ela estava cética de que aumentar a produção de uma única proteína a partir de milhares na planta poderia ter um impacto tão dramático no rendimento das colheitas. Mas, após dois anos de testes de campo, meus colegas e eu mostramos que níveis crescentes de proteína H tornam a plantas maiores, o que aumenta o rendimento da safra em 27-47%,” finaliza South.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete