20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Mercado brasileiro de gesso agrícola está em forte expansão

2018-06-29 13:02:00

O mercado brasileiro de gesso agrícola está em forte expansão nos últimos anos. É isso que apontou o engenheiro agrônomo e Diretor Técnico da empresa SulGesso, Eduardo Silva e Silva, em entrevista para o portal Globalfert.

De acordo com Silva, o gesso vem demonstrando um excelente desempenho no fornecimento de cálcio e enxofre solúveis para as plantas, além de combater o alumínio tóxico e a descompactação do solo. Ele afirma que apesar do mercado de gesso agrícola não ter começado muito bem, ele tende a crescer cada vez mais devido ao seu baixo custo e a carência de nutrientes do solo brasileiro.

“Os primeiros anos do uso do produto no Sul do Brasil foram muito difíceis porque o produtor rural desconhecia os atributos do gesso no solo e suas aplicações. Contudo, o mercado tende a crescer especialmente porque o gesso agrícola é a fonte de enxofre solúvel mais barata e os solos brasileiros estão carentes de enxofre”, explica.

Silva lembra ainda que faltam fornecedores desse tipo de produto no Brasil pois a demanda está crescendo ano a ano e o ele pode ser aplicado nos mais diversos tipos de cultura. Segundo o agrônomo, a soja é a que mais utiliza o gesso, mas ele também é adquirido com frequência por produtores de milho, trigo e pastagem.

“Na soja o produto tem sido amplamente utilizado na forma granulada, por proporcionar maior enraizamento, melhor nodulação e maior peso de grão. Cada vez mais o produtor tem exigido precisão na agricultura, o que se traduz em produtos com uniformidade na granulometria, dureza adequada, baixa umidade e facilidade na aplicação”, comenta.

No entanto, o diretor lamenta que a recente greve dos caminhoneiros tenha provocado uma alta no preço do gesso agrícola, mas garante que a situação irá se normalizar em breve. “Visualizamos estabilidade para este ano”, finaliza.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete