13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Projeto para cultivar vegetais em Marte ganha força

2018-06-28 15:02:00

O projeto de cultivar verduras em Marte e na lua está ganhando força a partir de um experimento do Centro Espacial Alemão (DLR) na Antártida. O DLR anunciou, na segunda-feira (25.06) que conseguiu colher vegetais plantados na estufa EDEN ISS, que fica localizada em uma região imprópria para a agricultura.

De acordo com o DLR, a EDEN ISS funciona como um sistema completamente fechado, onde a água que não é absorvida pelas plantas é totalmente reutilizada. Paul Zabel, cientista do DLR e responsável pela estufa nos últimos quatro meses, afirma que o processo é bastante trabalhoso, mas os resultados são igualmente significativos.

“O trabalho dentro e ao redor da estufa é muito intenso. Cerca de metade do meu tempo é dedicada à semeadura, cuidados com a planta e colheita, a outra metade aos sistemas técnicos da estufa e à realização de cerca de 40 experimentos e procedimentos de validação”, explica.

As condições climáticas do local são totalmente opostas ao recomendável para a plantação e colheita de alimentos. Nesse cenário, a temperatura de – 45ºC a noite faz com que os pesquisadores invistam mais tempo e recursos nos projetos para cultivo de alimentos fora do planeta, apostando em ambientes maiores e no sistema de estufa vertical.

Dentre frutas, verduras e legumes que foram plantados na estufa de 13 metros quadrados, os pesquisadores colheram 35 kg de pepino, 39 kg de alface, 17 kg de tomate, 7 kg de couve-rábano e 4 kg de rabanete. Os produtos foram usados na alimentação dos dez cientistas da estação de pesquisa Estação Neumayer II, que é operada pelo Instituto Alemão Alfred Wegener e vizinha do experimento.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete