13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Embrapa oferece curso online para facilitadores de aprendizagem tem inscrições abertas

2018-06-27 21:01:00

A Embrapa está oferecendo o curso a distância "Formação de facilitadores de aprendizagem com enfoque para as temáticas do Agro" por meio do E-campo, vitrine de capacitações online da Embrapa. As inscrições gratuitas estão abertas até 2 de julho. Para realizar a inscrição, acesse aqui.

Os participantes devem realizar a capacitação de 60 horas de 9 de julho a 5 de agosto de 2018. Por ser realizado integralmente em ambiente virtual e não ter necessidade de acompanhamento de tutor, o curso não tem limite de vagas. Ao longo do curso, os participantes podem interagir entre si por meio de um fórum online. A primeira edição do curso, realizada em maio de 2018, capacitou 90 pessoas, sendo a maioria extensionistas rurais e estudantes.

O curso é dividido em cinco módulos (1. Andragogia: a arte e a ciência de se ensinar a adultos; 2. Planejamento de ensino; 3. Metodologias ativas; 4. Avaliação de aprendizagem; e 5. Condução de processos de ensino-aprendizagem). Ao final dos conteúdos de cada tema abordado, os participantes podem ainda acessar leituras complementares para poder realizar a avaliação de aprendizagem. Para receber o certificado é necessário obter média igual ou superior a 70% de aproveitamento.

 “Alguns estudos realizados sobre cursos online, massivos e gratuitos, apontam para uma alta taxa de evasão, entre 75 e 90%. Mas, nesta primeira edição, apenas 8% dos participantes que começaram o curso não o concluíram. O curso foi elaborado para atender as demandas de formação de facilitadores de aprendizagem nas temáticas do agro, mas pode ser realizado pelos demais interessados”, enfatiza a pedagoga Aline Branquinho, analista da Supervisão de Inclusão Tecnológica da Embrapa.

Para Aline, que é autora do curso sobre formação de facilitadores de aprendizagem, há potencial de ampliar consideravelmente a quantidade de participantes no curso. Além do curso para facilitadores de aprendizagem, o ambiente de cursos online da Embrapa já oferece as seguintes capacitações: IrrigaWeb – uso e manejo de irrigação; AbcWeb – agricultura de baixo carbono; Silagens de milho e de sorgo; Amostragem, coleta e transporte de leite; silagem de capim; e Compostagem. Ainda há a expectativa de que novos cursos sejam lançados no E-Campo ainda este ano.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete