24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bovinos emitem 17% dos gases do efeito estufa

2018-06-27 13:02:00

A nova análise do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), divulgada esta semana pelo Observatório do Clima (OC), mostrou que o gado foi responsável por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2016. De acordo com os dados, naquele ano o rebanho bovino emitiu cerca de 392 milhões de toneladas de gás carbônico.

No que se refere aos gases que provocam o efeito estufa, a criação bovina representou 79% de tudo o que foi emitido no setor da agropecuária em 2016. Segundo a pesquisa, se o rebanho bovino brasileiro fosse um país, seria o 17° maior poluidor do mundo, isso tudo excluindo os fatores externos de poluição como o desmatamento.

“O setor de Agropecuária chega a ser responsável por quase 70% das emissões brasileiras quando as emissões de outros setores relacionados com a produção agropecuária são contabilizadas. São elas: emissões provenientes do desmatamento para expansão agrícola e pecuária, do uso de combustíveis fósseis na agropecuária e do tratamento de efluentes da agroindústria”, diz parte do relatório.

No entanto, o pesquisador da área de Clima e Cadeias Agropecuárias do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Ciniro Costa Junior, garante que a pecuária é o setor que mais tem potencial para reverter a poluição. Segundo ele, existem estratégias de produção de baixo carbono que podem direcionar as ações governamentais no futuro.

“Alguns estudos indicam que os setores da pecuária e do uso da terra poderiam ser responsáveis por até 30% da mitigação de carbono que o País precisa para reverter o quadro de mudanças climáticas. Isso é bastante interessante porque pode ser utilizado em estratégias para o cumprimento das metas do Acordo de Paris, assinado pelo Brasil em 2015”, finaliza.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete