13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Parceria pode reduzir ciclo da mandioca para 12 meses

2018-06-07 14:02:00

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Tereos Amido & Adoçantes Brasil assinaram um convênio de cooperação técnica para o desenvolvimento de novas variedades de mandioca na segunda-feira (04.06), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O objetivo é criar novas espécies que contenham características como alta produtividade, elevado teor de amido e resistência a pragas.

As variedades criadas visam atender a alta demanda dos produtores de mandioca do Centro-Sul, que é a região brasileira que concentra a maior parte das indústrias de amido do País. Cleber Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, afirma que o convênio é importante para desenvolver pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas de produção e do manejo integrado de pragas na cultura da mandioca.

"Precisamos alavancar a mandiocultura, que, além de gerar renda para os produtores familiares e promover a segurança alimentar, produz um insumo, o amido, de grande versatilidade, podendo ser utilizado em vários segmentos agroindustriais, como o de alimentos, papel e celulose e embutidos, por exemplo", destaca

As instituições já são parceiras na validação de genótipos feita pelo programa de melhoramento genético de mandioca desenvolvido Embrapa, e agora pretendem ampliar ainda mais seus projetos. De acordo com José Gutierrez, diretor-presidente da Tereos Amido & Adoçantes Brasil, afirma que o novo projeto tem foco principal de encontrar variedades bem adaptadas à região.

"A expectativa é que as novas variedades contribuam com o aumento de 50% da produtividade por área, pois teremos um maior aproveitamento da área plantada e com espécies mais resistentes às pragas e doenças", explica.

A Tereos também pretende reduzir o ciclo da cultura de 18 para 12 meses. Segundo Gutierrez, já foram plantados cinco tipos diferentes de genótipos nos campos experimentais da empresa, com três deles apresentado resultados promissores.

"Os resultados obtidos têm sido bastante positivos e isso nos deu confiança para que assinássemos esse convênio", finaliza.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete