18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Censo Agropecuário está atrasado em seis meses no MS

2007-12-21 12:28:00

A exemplo do ocorreu com censo populacional, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está enfrentando dificuldades para concluir o Censo Agropecuário. Em relação ao cronograma inicial, o trabalho já está atrasado em quase seis meses. O cronograma inicial previa que a coleta dos dados, iniciada em abril, fosse concluída no dia 31 de julho, mas ainda faltam 4% dos imóveis rurais que o censo pretende visitar e entrevistar os responsáveis. De um total de 65 mil propriedades, ainda faltam 2,5 mil.

Segundo o IBGE, uma das principais dificuldades que têm sido enfrentadas é localizar os proprietários das fazendas. Em mutos estabelecimentos, os responsáveis não conseguem passar sequer das porteiras, fechadas por cadeados. Em outros, a pessoa responsável pelo estabelecimento não residia no local a ser pesquisado, fazendo com que o recenseador voltasse várias vezes ao mesmo estabelecimento ou enviasse o questionário para outro município ou Estado para ser preenchido.

Como também enfrentou problemas para concluir a contagem populacional, que tinha prazo para ser entregue ao TCU (Tribunal de Contas da União), o IBGE acabou privilegiando o estudo para contar quantos são os habitantes do País, concluído em setembro, para depois se dedicar ao levantamento voltado ao campo.

A intenção do órgão é concluir o trabalho em janeiro. Donos de fazenda que não responderam ao questionário e queiram fazê-lo podem procurar o IBGE em Campo Grande, pelo telefone 67 3320-4200. Das 2,5 mil propriedades que ainda não foram recenseadas, 1,5 mil têm donos que são de fora do Estado, com destaque para São Paulo e Paraná. Há também donos de terras em MS que são dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e do Acre.

Dados parciais – Apesar de o trabalho ainda estar em curso, o IBGE divulgou hoje os resultados preliminares do Censo Agropecuário em Mato Grosso do Sul. Os dados contabilizados até agora apontam que o rebanho bovino de MS, nas propriedades recenseadas, é de 17.405.345 cabeças. Comparando-se os dados apresentados até agora no censo 2007 com a pesquisa da produção da pecuária municipal 2006, que é feita por amostram, foram encontrados até momento cerca de 73,36% do rebanho do Estado.

A pesquisa citada aponta que Mato Grosso do Sul teve em 2006 a maior redução do rebanho bovino do País. No País, o rebanho teve redução de 2,1 milhões de animais, sendo 800 mil somente em Mato Grosso do Sul. O Estado, que já teve o maior rebanho nacional, fechou 2006 com 23,7 milhões de cabeças. A liderança, segundo o levantamento, continua com o Mato Grosso, que tinha no ano passado 26,1 milhões de animais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete