Gazeta de Amambaí


Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018 às 11:02

Consumo de produtos químicos tem queda de 10%

A parcela de produtos químicos fabricados localmente para a exportação também caiu

O consumo aparente nacional (CAN) dos produtos químicos de uso industrial teve registrada uma queda de 10,1% no primeiro quadrimestre desse ano. Os dados do CAN medem a produção mais importação menos exportação dos produtos e compara a situação com o mesmo período do ano anterior.

Dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), vão ao encontro dessa análise e apontam que as importações de produtos químicos caíram 21,2% e os números de produção tiveram um recuo de 6,56% em relação a 2017. De acordo com Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diretora de Economia e Estatística da Abiquim, a diminuição do consumo neste cenário afeta toda a cadeia de produção, especialmente os intermediários de fertilizantes, que no ano passado era o principal grupo que sustentava a importação brasileira de produtos químicos.

“O recuo da produção e também da demanda é explicado pela redução da atividade e das compras de produtos, sobretudo do grupo intermediários para fertilizantes. Um fator positivo é que a diminuição das importações abriu espaço para os fabricantes locais, cujas vendas internas tiveram elevação de 4,54% de janeiro a abril, elevando o share do produtor local em relação ao mercado doméstico", comenta.

Contudo, após um período de 27 meses, a parcela de produtos químicos fabricados localmente para a exportação também caiu. Segundo a diretora, mesmo com a valorização do dólar esse setor está enfrentando muitas dificuldades. “A parcela da produção local destinada ao mercado externo, após registrar resultados positivos por mais de três anos consecutivos, vem exibindo recuos desde dezembro do ano passado. Nos últimos 12 meses, as vendas externas recuaram 10,4% na comparação com os 12 meses anteriores, apesar da desvalorização do real em relação ao dólar, que poderia tornar a exportação mais atrativa", finaliza.  

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.