33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Extrato de açafrão tem ação antidepressiva em adolescentes

2018-05-24 11:02:00

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Autónoma de Madrid (UAM), em colaboração com a Universidade de Murdoch (Austrália) e a empresa Pharmactive Biotech descobriu que o extrato comercial de açafrão possui efeitos antidepressivos em adolescentes que têm entre 12 e 16 anos de idade. O estudo apontou que os princípios ativos dessa especiaria podem atenuar sintomas relacionados com depressão, ansiedade e fobia social.

Os testes clínicos tiveram participação de 80 jovens que apresentavam sintomas moderados e intermediários de ansiedade e depressão. De acordo com os pesquisadores, o grupo de adolescentes que foi tratado com o affron, fabricado pela Pharmactive Biotech, durante oito semanas teve uma diminuição considerável nesses sintomas.

"O grupo de adolescentes tratados com o extrato mostrou uma média de 33% de redução total nos sintomas, em comparação com 17% de melhora no grupo placebo. Por outro lado, 37% dos jovens experimentaram uma redução significativa nos sintomas, em comparação com 11% dos jovens no grupo placebo"

Os princípios ativos do açafrão, chamados de lepticrosalides, já foram estudados por diversos cientistas que consideram que eles são inibidores da recaptação de neurotransmissores relacionados ao humor, principalmente serotonina, dopamina e noradrenalina. Os cientistas envolvidos nesse estudo explicam que a ingestão de antioxidantes externos pode ajudar a prevenir os sintomas relacionados à depressão porque as pessoas que sofrem desse mal têm um alto estresse oxidativo.

"Do ponto de vista dos pais – eles acrescentam – diferenças significativas foram obtidas na redução dos sintomas do grupo tratado com o extrato natural, comparando com o placebo durante o tempo de tratamento: melhoras de 40% e 26%, respectivamente".  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete