23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Híbrido de Helicoverpa armigera não é recente

2018-05-10 07:05:00

Em entrevista exclusiva ao Portal Agrolink, a Mestre em Entomologia e Doutora em Biotecnologia Cecília Czepak revelou detalhes sobre o surgimento do híbrido de Helicoverpa armegera e zea. Perguntamos por que esse cruzamento ocorreu justamente no Brasil, e a especialista revelou que o País ofereceu as condições ideais para isso.

“As duas espécies (H. armigera e H. zea) foram separadas há milhões de anos atrás e com a entrada da H. armigera na América Latina, a possibilidade das duas espécies se acasalarem era esperada, visto que a convivência das duas nos mesmos ambientes agrícolas era inevitável”, comenta Cecilia, que também é professora titular da Escola de Agronomia da UFG (Universidade Federal de Goiás). 

O que assustou, segundo ela, foi o fato de que essa hibridação não é um caso recente, conforme pode ser observado nos estudos do grupo de pesquisadores do CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization/Australia). Eles utilizaram amostras coletadas no Brasil e em outras partes do mundo.

“E isso faz todo sentido, já que a H. armigera pode ter entrado no Brasil há mais tempo do que o suposto. Logo essa convivência entre as espécies proporcionou essa hibridação. Agora as hipóteses a respeito disso são três: a) Com o tempo as duas espécies irão novamente se separar e os híbridos desaparecerão, b) As duas espécies é que desaparecerão e uma ‘terceira’ espécie aparecerá fruto dessa hibridação c) Teremos as três no ambiente, isto é, híbridos, H. zea e H. armigera”, projeta Cecilia. 

“São pressuposições que só o tempo dirá. Em princípio parece que estamos caminhando para a perda das espécies originais, mas são só especulações. Por esse motivo os estudos devem ser mantidos, para que possamos acompanhar ao longo do tempo toda essa mudança”, conclui.

Amanhã: Qual é o tamanho da ameaça dessa nova lagarta para a agricultura brasileira e mundial?

 

Veja também: Novos híbridos de Helicoverpa armigera podem estar surgindo

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete