Gazeta de Amambaí


Sábado, 05 de Maio de 2018 às 08:05

Liberada venda de Benzoato de emamectina até julho de 2019

Considerado o inseticida mais eficiente contra Helicoverpa armigera

Considerado o inseticida mais eficiente para o controle da Helicoverpa armigera, o Benzoato de Emamectina teve sua comercialização e uso liberados até o mês de Julho de 2019. A decisão foi ratificada através da Portaria 44 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (03.05).

A publicação, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Luís Eduardo Pacifici Rangel, teve o objetivo de esclarecer a redação de uma portaria anterior (SDA/MAPA Nº 152, de 27/12/2017). O Mapa vinha recebendo muitos questionamentos acerca de dúvidas sobre o prazo citado anteriormente, onde podia haver interpretação de que o Benzoato de Emamectina só poderia ser comercializado até o dia 02 de Maio de 2018.

Com a nova Portaria 44, fica clara a liberação de venda do produto até o mês de Julho do ano que vem para as quatro empresas autorizadas a importar e comercializar o inseticida no Brasil – CCAB, Tide/Prentiss, Ourofino e Macroseeds. Elas possuem a homologação por parte dos órgãos ambientais dos seis estados que liberaram o ingrediente ativo de controle da Helicoverpa armigera em caráter emergencial: Goiás, Piauí, Maranhão Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Syngenta, com o Proclaim, é a única empresa que detém o registro definitivo do Benzoato de emamectina em todo o território brasileiro.

Na avaliação da coordenadora de assuntos regulatórios da Tide/Prentis, Patrícia Severo, a decisão foi importante para dar segurança jurídica neste assunto. Ela destaca ainda que a portaria deixa claro o prazo de vigência da liberação emergencial do produto. “Com isso, quem ganha é o produtor rural, que ganha mais opções de custo/benefício”, conclui.

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.